quinta-feira, 10 de maio de 2007

Um pouco de história...


Dando seguimento ao nosso projecto, hoje procuraremos dar vida à Instituição escolhida, bem como, focaremos alguns dos Serviços que ela oferece. Só assim fará sentido a elaboração do projecto que pretendemos executar. Assim sendo, o Estabelecimento Prisional de Braga está instalado no edifício da antiga cadeia comarcã, tendo sido criado no ano de 1972. Este é composto por quatro alas (celas e camaratas) e está dotado de um pátio de recreio no qual são praticadas várias modalidades. Em cada ala existe também um refeitório que é também transformado, sempre que necessário, em ala de convívio bem como duas salas de aulas e Biblioteca. Este estabelecimento prisional destina-se, essencialmente a reclusos preventivos à ordem dos Tribunais das Comarcas de Amares, Braga, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho e Vila Verde.
Como serviços, este dispõe de uma equipa de saúde composta por um médico, um enfermeiro e um auxiliar de acção médica. O acompanhamento e tratamento dos toxicodependentes é feito em colaboração com o CAT de Braga, o Hospital de S. Marcos e a ARS de Braga. Anualmente é efectuada a vacinação contra a Hepatite B e feito o rastreio da tuberculose.
Tendo como objectivo primordial a futura reinserção social, são desenvolvidos cursos, organizados pela Direcção Geral dos Serviços Prisionais; Estabelecimento Prisional Regional de Braga e pelo Centro Protocolar para o sector da Justiça, de operadores de informática, de pedreiro e de cestaria.
A par dos primeiros, e inscritos no Projecto Educativo de cada ano, são realizados cursos e ateliers, nomeadamente de pintura e cerâmica, formação musical, tecnologias de informação e comunicação, língua e cultura portuguesa e educação física e desporto que visam essencialmente o desenvolvimento das capacidades intelectuais.
É possível aos reclusos frequentarem o 1º e 2º ciclos podendo obter diploma de aproveitamento do quarto e do sexto ano. As aulas são ministradas por dez professores do Ministério da Educação e abrangem 22% da população prisional podendo ser complementadas por visitas de estudo.
No próximo post apresentaremos as valências do Voluntariado na referida Instituição!

1 comentário:

Clara Coutinho disse...

Como já vos tinha dito no comentário anterior a este o vosso projecto aborda uma temática complexa e difícil mas por isso mesmo aliciante. Pelo que têm escrito já deu para ver que têm a sensibilidade necessária para tomar em mãos a envergadura de tal tarefa. Por isso só vos digo: continuem que estão no bom caminho!