sexta-feira, 27 de abril de 2007

Missionários das novas Tecnologias

Serão as TIC um modo de animação?
Hoje podemos apontar os grandes grandes eventos que marcaram o ínicio da era da comunicação global: o lançamento do satélite de comunicações pela NASA (o chamado «Echo1») e a primeira transmição em directo para todo o mundo dos Jogos Olimpicos de Tóquio.
Deste modo, os satélites e os computadores deram início à chamada "auto-estrada da comunicação". Assim, podemos conhecer em directo tudo o que se passa no mundo graças às TIC. Para além da comunicação social, existem outras áreas da vida que também beneficiam com as novas tecnologias, como por exemplo:
- arte e cultura: podem ser conservadas e divulgadas;
- aulas: podem ser interactivas, apresentações digitais ou video-conferências;
- medicina: na pesquisa de medicamentos, prestação de cuidados;
- cinema, música, teatro;
- prevenção de catástrofes e rápida ajuda humanitária...
São inúmeros os motivos para celebrar as vantagens das novas tecnologias. Apesar disso dados na ONU alertem que a maioria da população mundial não têm acesso ás tecnologias. Enquanto na Europa, em cada 100 pessoas 33 usam a Internet, no Sudueste da Ásia e da África são apenas 2 e na América 9. As razões apontadas são inúmeras, tais como a pobreza, a falta de eléctricidade, a governação do país...
Apesar dos países pobres pediram esforços aos países ricos para os ajudarem a vencer o atraso do desenvolvimento ainda existem 120 milhões de crianças que não frequentam uma escola... Caros colegas, "missionários" das novas tecnologias... é urgente!!! E porque não, começar pelos animadores?!

1 comentário:

Clara Coutinho disse...

Caros alunos,
Tenho pena do comentário que fiz inicialmente não ter ficado gravado no vosso blogue. No entanto, lembro que quando li o vosso post senti que, de facto, as TIC podem e devem ser um modo de animação no seu sentido mais amplo, ou seja de promoção/complemento da educação formal na formação de cidadãos do século XXI que terão de ser alfabetizados na procura e acesso à informação e ao conhecimento!